A arte de receber bem em casa

Vai receber visita?

Este fim de semana, a Cristina me disse que quer comemorar o seu aniversário de 50 anos com um jantar tailandês em sua casa para alguns amigos e familiares. Como a conheço há muitos anos, sei que ela não terá dificuldades com este jantar, já que é uma exímia cozinheira e conhecedora da culinária tailandesa.

food-1050813_1280

Pensando um pouco no que conversamos, resolvi escrever um texto sobre a arte de receber bem em casa.

Dar uma festa ou fazer uma reunião com os amigos é sempre uma ótima oportunidade de fazer novos amigos, compartilhar momentos prazerosos e mostrar seu modo de viver. Receber é uma experiência agradável e se você planejar com cuidado pode ser muito divertido!

Organizar uma recepção pode se transformar numa das mais agradáveis experiências que o convívio social oferece. Tudo depende da maneira como você encara as coisas.

É claro que existem algumas regras a serem seguidas, mas assim com a vida moderna, a arte de receber também evoluiu bastante e acabou mudando algumas regras rígidas que governavam a etiqueta. Hoje em dia DESCOMPLICAR é a palavra de ordem. Houve também uma transformação nas condições materiais. As casas e apartamentos diminuíram de tamanho, hoje temos varandas e espaços gourmet em quase todos os condomínio,  os materiais e toalhas também são mais práticos, faqueiros de inox, jogos americanos… Tudo isso contribui para descomplicar e dar maior flexibilidade às regras da etiqueta.

lunch-vegetables-healthy-meal

Vamos dar algumas dicas sobre a arte de receber bem.

Qualquer recepção pode se transformar num acontecimento: desde um simples churrasco, um lanche da tarde ou mesmo um jantar formal. Toda recepção bem sucedida começa com um planejamento cuidadoso. Achar que não há necessidade de planejamento só porque você é do churrasco e da cerveja, é um grande equívoco.

O bom planejamento envolve 03 itens básicos:

  • Relacionar a quantidade e o perfil dos convidados
  • Escolher criteriosamente o cardápio e pensar em alternativas para os convidados que possuam alguma restrição alimentar.
  • Verificar se há espaço suficiente em sua casa para acomodar confortavelmente a quantidade de convidados.

Respondendo a estas perguntas, fica mais fácil decidir se vai oferecer um churrasco, uma feijoada ou um jantar formal. A partir daí a escolha da data e do melhor horário é consequência.

É importante também pensar em:

  • Qual espaço acolhe melhor o tipo de festa escolhido: terraço, varanda, jardim, sala de jantar, etc.
  • Que tipo de ajuda você pode providenciar: garçom, copeira, recepcionista, valett parking, etc
  • Será necessário alugar louças e outros materiais?

Com o tempo e a prática, você pode começar a pensar em como encantar seus convidados desde o primeiro momento, seja através de um teaser, save the date ou a partir mesmo do próprio convite.

E depois, durante a festa, pode-se pensar em pequenos detalhes que mostrem aos seus convidados o quanto você se preocupou em proporcionar momentos especiais durante o encontro.

champagne-583410_1920

 

 

Não se esqueça!

O mais importante para decidir que tipo de festa oferecer é a sua maneira de viver. Portanto, lembre-se sempre:

Não tente fazer uma festa formal se este não for o seu estilo, ou se não tiver o equipamento e a ajuda necessários. Se você não se sentir à vontade na sua própria festa, seus convidados também não se sentirão.

Começe sempre pelo começo: se você não tem experiência com recepções, dê preferência à ideias simples e vá acrescentando detalhes e dificuldades aos poucos.

Não copie a festa dos outros.

 

Resumindo:

  • Planejar bem é a garantia do sucesso
  • Coloque em cada festa um pouquinho da sua personalidade
  • Sua maneira de ser decide o tipo de festa
  • Use a criatividade
  • Anote os detalhes de cada festa
  • Envie os convites com antecedência
  • Se necessário, contrate um serviço de RSVP
  • Transmita alegria aos seus convidados
  • Um cardápio simples e saboroso assegura o sucesso da festa
  • A casa também participa da festa
  • Nunca subestime sua capacidade e nem suas ideias.

people-1230872_1280

Caso você esteja com dúvidas de como construir sua lista de convidados, baixe gratuitamente o nosso texto Como fazer uma lista de convidados ser um sucesso sem perder tempo e ainda tenha acesso ao  bônus que preparamos especialmente para você organizar a lista de convidados do seu próximo evento.

Desejamos uma ótima recepção!

 


Gostou do texto?

Inscreva-se e receba as informações e novidades que estamos postando.

About Ioanna

É relações públicas, formada pela faculdade Alcântara Machado. Atuou durante 16 anos junto à presidência de uma grande empresa multinacional, onde adquiriu uma ampla vivência na área de Planejamento, Organização e Produção de eventos empresariais e sociais. É especialista em cerimonial e protocolo e proprietária da Item Eventos. É fã incondicional de Volley, esporte que praticou por mais de 20 anos e até hoje torce fervorosamente. Adora viajar e conhecer novas culturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *