B2B: E-business, E-commerce. E-revolution. E-agora…?

Está na ordem do dia: Digitalize seu negocio ou morra. Por isso, digitalização, Indústria 4.0, E-commerce, AI, são assuntos recorrentes nos bate-papos e conversas entre empreendedores e executivos. Mesmo que isso pareça aquela brincadeira do “Business Bingo” (onde as pessoas ficam usando as palavras da moda – uma metáfora para reuniões corporativas ineficazes), a preocupação é real.

Estamos vivendo um momento de transformação que sabemos o começo, mas não sabemos o fim. al qual a Revolução Industrial (1760–1820/1840), precisamos repensar nossos negócios, métodos e formas de fazer (e muito mais). As maquinas a vapor de 1760, são nossos robôs, inteligência artificial, e outras tecnologias. Mas nada se compara à capacidade que tudo isso tem para acumular/armazenar hábitos, identificar padrões. Um monte de informações captadas em milhares de sensores e máquinas que se transformam em Big Data@douglaney definiu isso no começo dos anos 2000 (saiba mais clicando no link).

Fonte Professor Roberto Santos - Slideshare. Ganha quem ouvir os termos primeiro!

O Futuro é melhor do que você imagina. Mas essa complexidade veio para ficar.

E não teremos sucesso sozinhos…

Mesmo com toda essa incerteza e o “tragedismo” que a historia conta sobre as revoluções que a humanidade viveu, há grandes oportunidades pela frente. Análises mais inteligentes, possibilidade de determinar causas e falhas ou defeitos em tempo hábil, gerar cupons no ponto de venda com base nos hábitos de compra do cliente, tomar melhores e mais rápidas decisões: O Futuro é melhor do que você imagina, mas essa complexidade veio para ficar. E não teremos sucesso sozinhos. Nem como indivíduos, nem como instituições ou corporações per se.

Colaborar é a chave…

Com tanta complexidade, e tanta velocidade (sim, o mundo está com pressa, e o Brasil está atrasado), é praticamente impossível para um único ser, ou entidade organizacional, juntar todas as peças, estruturá-las, analisá-las e, ufaaa, ainda dar conta de satisfazer o seu cliente do dia – aquele que garante o faturamento. Por isso parcerias, associações são tão importantes. Seria assim: Sei que não sei tudo. Sei que pode haver alguém que saiba (não se iluda: sempre há) algo que, juntando com o que sei, retorna como um ALGO mais, e de maior valor. Colaborar eh a chave para sobreviver! Você com outros. Outros com você!

Segundo o Diciocolaborar significa “Trabalhar em cooperação (ajuda mútua) para que algo fique pronto ou seja realizado; contribuir, auxiliar: o pesquisador colaborou com os dados escritos para o projeto; um único aluno não colaborou.” Colaborar nessa nova realidade significa que parte de mim ajuda a compor um cenário maior que, ao voltar para mim – adicionado de partes de outras pessoas, me ajudem de alguma maneira. Em nosso momento: que me ajudem a decidir melhor, investir melhor, atender melhor, enfim. Costumo chamar a isso de padrão Waze, aquele tão conhecido app de trânsito: Falo de mim e, Outros falam de si, recebo o melhor caminho sem saber de onde veio a ajuda. Diferente de compartilhar dados e informações indiscriminadamente. No filme “Nada a Esconder” (Netflix 2018 – trailer acima), essa relação com a informação não ‘soma’. Ao contrário, divide. Não estão colaborando. Estão publicando. Colaborar não é compartilhar, nem publicar.

Me mostra o seu, que mostro o meu!!! Em quem confiar? Quem toma a iniciativa?

Em 2015, escrevi aqui Linkedin, um artigo sobre B2B E-Commerce no Brasil (leia aqui). Uma das grande barreiras para o crescimento do E-commerce em B2B no Brasil, residia – e ainda reside -no dilema de “em quem confiar para colaborar?”. Está em nosso D.N.A. social desconfiar. E criamos uma engrenagem: Ao desconfiar, não colaboro, e não recebo o beneficio da colaboração de volta. E continuo não colaborando porque não recebo nenhum benefício. “Nada a esconder” ilustra bem isso – vale a pena assistir. Exemplos de desconfiança estão por todo lado: Ouvi de algumas pessoas que se negaram a colaborar com os dados de cadastro dos produtos que vende ou fabrica, com receio de que a ‘concorrência’ os visse. Essas pessoas consideram que cadastro – de produtos – aqueles que aparecem publicamente – é informação estratégica(!!). O fato é que, mais vezes do que imaginamos, informar nossa posição no app “Waze” pode significar salvar uma vida no trânsito. E o que você tem a ver com isso? Essa vida (que foi) salva, poderá colaborar para te salvar quando preciso for, simplesmente colaborando, nesse caso, com o Waze, que se propõe a resolver esses problemas sociais (trânsito, tempo, etc…). Empresas sérias, com alto nível de segurança de dados e alto comprometimento com seus propósitos não são exceção!! Pode Confiar!

O Brasil tem excelentes iniciativas de colaboração, sim!!

fonte da imagem: https://portogente.com.br/noticias/transporte-logistica/106035-brasil-tem-cada-vez-mais-empreendedores

Muitas ideias para solucionar muitos problemas no Brasil estão apenas esperando que Executivos, empreendedores, varejistas COLABOREM com suas experiências, seus dados possíveis (aqueles do padrão Waze), alimentando bases para receber “soluções de trânsito melhor, como na metáfora do “Waze”. Gente séria, focada, com tecnologia segura e de ponta, preparada para colaborar. Como empreendedores, executivos, nós podemos colaborar. Sem medo.

Ouse, Experimente, Colabore…e obtenha sucesso

Seremos bem sucedidos juntos. Colaborando e aprendendo com outros nossa jornada para a Nova Revolução Industrial, ou Digitalização, ou como queira chamar, será um sucesso. Te convido a refletir sobre isso.

O Futuro eh melhor do que você imagina. E ele já começou!!

Artigo originalmente postado no Linkedin e cedido para o nosso Blog pelo autor:
https://www.linkedin.com/pulse/b2b-e-business-e-commerce-e-revolution-e-agora-mauricio-gasperini/

Mauricio Gasperini
Entrepreneur, Business Director, Constructionna Yandeh

About Oduvaldo

Engenheiro, formado pela Mauá e com Pós em Administração pela FGV-SP. Sua experiência é decorrente da atuação na área comercial e logística de uma multinacional líder de mercado. Fundou a Replick, onde hoje é responsável pelas áreas de marketing, administrativa e logística. É diretor-conselheiro em duas instituições para crianças, adolescentes e jovens, uma direcionada para pessoas carentes e outra para deficientes intelectuais. Gosta de esportes, principalmente vôlei, pratica caminhadas e curte andar de bike pelas ruas da cidade de São Paulo. Tem Porto de Galinhas (PE) como a praia mais bonita do Brasil, que conheceu há 30 anos.

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