5 etapas simples para analisar o feedback dos participantes do seu evento

 

Ser capaz de compreender os comentários feitos nas pesquisas de feedback com os participantes dos seus eventos é muito importante. Esta é uma ferramenta incrível para analisar os pontos de sucesso e também para mapear algum possível fracasso.

Os questionários permitem que os organizadores meçam até que ponto os eventos afetaram a satisfação dos participantes. Através da boa avaliação de cada comentário é que se tem a oportunidade de entender as necessidades individuais dos participantes, o que será de grande ajuda para a evolução do seu próximo evento.

5 etapas para agilizar a análise de seus comentários

1 – Categorize

Comece fazendo uma lista das categorias que você considere importantes. Depois leia cada comentário mais de uma vez, para ter certeza de qual categoria cada comentário se enquadra. Exemplos de categorias: cortesia, preço, escolha do produto, disponibilidade, localização.

2 – Registre

Depois de ter escolhido as categorias e classificado os comentários, descubra quantos comentários se encaixam em cada categoria. Isso lhe mostrará o que foi mais importante para seus participantes.

3 – Quebre os comentários

Se os participantes comentarem mais de um ponto, você poderá dividir o comentário em partes e classificá-las separadamente. Se você estiver avaliando participantes específicos, vale destacar estes feedbacks.

4 – Avalie os positivos X negativos

Separe quais comentários são positivos e quais são negativos. Você notará que alguns comentários poderão ser positivos e negativos ao mesmo tempo. Exemplo para a categoria Buffet: “a entrada estava muito boa, mas o prato principal chegou frio”.

5 – Busque padrões

Muitas pessoas podem ter tido o mesmo problema. Portanto, observe os padrões que você encontrar. Os padrões geralmente se correlacionam com as categorias que você criou na parte quantitativa do questionário.

 

 

Mais algumas dicas

– Ao criar sua Pesquisa de Satisfação, faça perguntas para as quais você precisa saber a resposta. Um grande erro é perder tempo com perguntas desnecessárias.

Não tenha medo de colocar perguntas que possam criticar o seu trabalho.

– Sempre inclua perguntas abertas, assim o que você irá receber não estará mais baseado em suas suposições.

– Faça as perguntas abertas logo no início para obter melhores respostas, em vez de respostas apressadas no final.

 

Ao entender os problemas que seus participantes tiveram, você avançará com uma ideia mais clara do que seus convidados precisam e, com isso, você terá a oportunidade de melhorar todos os seus próximos eventos.

Agora é mão na massa!

 

Esta publicação foi baseada no texto “5 simple steps analyzing attendee feedback” escrito por Caroline Howard.

About Ioanna

É relações públicas, formada pela faculdade Alcântara Machado. Atuou durante 16 anos junto à presidência de uma grande empresa multinacional, onde adquiriu uma ampla vivência na área de Planejamento, Organização e Produção de eventos empresariais e sociais. É especialista em cerimonial e protocolo e proprietária da Item Eventos. É fã incondicional de Volley, esporte que praticou por mais de 20 anos e até hoje torce fervorosamente. Adora viajar e conhecer novas culturas.

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